Montanhismo e Liberdade

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Travessia do Parque Nacional do Caparaó

Travessia da Serra do Caparaó através do Pico da Bandeira,  assim iremos conhecer os dois lados( mineiro x capixaba) final da travessia capixaba, capixaba que nada estávamos na metade da trilha pois tínhamos que voltar pela mesma trilha até Alto Caparaó. 
Nosso relato
( travessia dupla)

No feriado de carnaval, dois integrantes  da Equipe Montanhismo e Liberdade decidiu embarcar para uma travessia,foram 4 horas de moto sem nenhuma parada até a cidade de Alto Caparaó MG, para o simples prazer de fazer a travessia do  Parque Nacional do Caparaó, onde se localiza o Pico da Bandeira com 2892m, o terceiro mais alto do nosso país.


A travessia do Caparaó  compreende- se pela portaria MG ate portaria ES, passando pela divisa  dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, passando por 3 picos que estão na lista dos top 10 nacionais, são eles Pico da Bandeira,  Calçado e o Cristal.







1º dia - Viçosa / Alto Caparaó  / Tronqueira / Terreirão

O  Parque Nacional do Caparaó tem uma excelente infra-estrutura o que facilita a chegada dos turistas, mas mesmo assim não estava cheio. Deixamos as moto na portaria de MG, e alugamos um jeep até a tronqueira, dali em diante seguimos por uma  trilha de 3,7 km até o Terreirão.
Montamos a nossa barraca, curtimos o por do sol atrás da Casa de Pedra, a noite  preparamos o jantar, enquanto isto observávamos o céu.






















2º dia - Terreirão / Pico da Bandeira / Pico do Calçado /  Pico do Cristal /Casa Queimada

Acordamos as 3:00hs da madrugada para fazer um lanche, desmontar acampamento e começar a caminhada  até o alto Pico da Bandeira para ver o nascer do sol.  A caminhada é leve, sobe-se ao meio uma trilha dentro do vale.  Chegamos ao topo, vimos o nascer do sol, tiramos algumas foto é iniciamos a decida pela trilha capixaba, cujo o nosso destino era a Casa Queimada.










Passamos pelo cume do Calçado, em  um trecho antes do  riacho  encontra-se a bifurcação para o Cristal, trilha não demarcada mas que toma a crista ao sentido contrário do Bandeira, o Pico do Calçado e o  Cristal trata-se de um top 10 nacional. Seguimos até a Casa Queimada fomos muito bem recepcionado  pelo guarda parque Alessandro.






Na Casa Queimada montamos a barraca, preparamos o almoço. Passamos a tarde todo trocando ideias e experiências  com outras pessoas que ali estava.
 E a noite chegou, hora de jantar e dormir,  pois na madrugada seguinte irmos inicia a nossa caminhada de volta.



3º dia - Casa Queimada / Pico Calçado / Pico da Bandeira / Terreirão / Tronqueira/  Viçosa

Dormimos e acordamos bem, apesar do cansaço. A madrugada havia sido movimentada no camping. As 2 horas estávamos de pé, hora de desamontar acampamento e bota o pé na trilha. Mandamos ver o café da manhã sem pressa e saímos do camping lá pelas 3 horas, a trilha vai subindo em direção  Pedra Gêmeas, ali saímos num platô, é bom subir com água, pois para reabastecer só há um riachinho bem distante. Algumas parada pra tomar água e fazer um lanchinho, passamos pelo Pico do Calçado, é novamente Pico da Bandeira. Vimos o sol nascer por duas noites consecutivas.




















Já no topo após ver o sol nascer e tirar algumas foto, iniciamos a decida pela trilha mineira.
 Na caminhada até a portaria MG, observávamos a paisagem, algumas parada pra foto, no Terreirão fizemos um lanche, e seguimos  até a Tronqueira.  De lá é fácil descolar, descemos de jeep até a portaria MG, com direito a parada no Mirante,  pegamos as motos e seguimos até Viçosa.



















Enfim, para os mais dispostos o Caparaó ainda é uma excelente opção de travessia e belos visuais. O prazer de se estar a quase 3 mil metros é recompensador e faz valer a pena cada desconforto. Possibilita mais do que uma grande aventura uma chance de fazer e reaproximar amizades, coisas que só esse tal de Montanhismo consegue explicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário