Montanhismo e Liberdade

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Parque Estadual do Itacolomi

Pico do Itacolomi é uma formação rochosa localizada na divisa dos município de Mariana e Ouro preto e possui 1772 metros de altitude. A vegetação predominante do parque é de Mata Atlântica e de Campos de Altitude, com destaque para os afloramentos rochosos e platôs com declives. No parque, existe uma espécie de orquídea endêmica da região e que, até pouco tempo, havia sido dada como desaparecida, além das quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Diversas espécies de animais silvestres, alguns ameaçados de extinção, como o lobo-guará, a ave-pavó, a onça-parda e o andorinhão-de-coleira .Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se veem as gramíneas, canelas-de-emas, sempre-vivas e ciperáceas que cobrem os campos de altitude, além de diversas espécies de orquídeas.

Saímos de Viçosa-Mg  para acampar no Parque, mais não conseguimos chegar antes das 17:00hs... era noite de chuva e fomos para uma pousada em Ouro preto.






No dia seguinte levantamos, tomamos nosso café e fomos para o Parque.





Mesmo com muita chuva conhecemos os atrativos ao redor e iniciamos a nossa caminhada até o Pico. 

















Após uma caminhada de aproximadamente 8 km, chegamos à base do pico. A trilha é de nível médio, pela extensão e com algumas subidas íngremes.










No entorno do Pico do Itacolomi, se vê nascentes, fendas e pequenas grutas, porém o acesso ao local é dificultado por falta de trilhas demarcadas e pela grande quantidade de pedras.




Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário