Montanhismo e Liberdade

segunda-feira, 9 de março de 2015

Trilha do Carvão e Pico do Boné (Travessia Araponga-Fervedouro)

Trilha do carvão (Travessia Araponga-Fervedouro)

Nossa travessia iniciou-se no Sr. Dico Simão. Até o inicio da trilha passamos por estradas de lavoura de café, eucaliptos, fornos de carvão e finalmente a placa oficial da Trilha do Carvão. A trilha possui aproximadamente 6,7km de extensão e é de uma caminhada leve com subidas um pouco acentuadas. 

A Mata Atlântica é abundante ao longo do trajeto permitindo ao caminhante uma boa sombra.


Durante o percurso ouve-se o canto de arapongas e dos trinca-ferro, barulhos dos riachos, além das belas samambaias.

De repente alcançamos o chassi da carreta, que segundo moradores da região a Companhia Belgo Mineira explorava madeira naquelas terras e transitava ali com a carreta transportando madeira e carvão. O chassi é a prova do desmatamento!


Mais à frente uma janela na mata alta permitiu ver bem longe a Pedra do Pato, bem próxima à sede do parque.

Fizemos um lanche ao meio da trilha, mais a frente achamos um pé de gabiroba (fruta) ao lado de um rio e não pensamos duas vezes paramos pra provar da fruta e refrescar no rio. Logo abaixo  deparamos com pés de manga,  goiaba, ingá é claro mais uma parada rsrsr.






Seguimos pela trilha e paramos na Cachoeira do Piu, pegamos a estrada com destino ao Refúgio dos Galdino, onde  acampamos. Fomos muito bem recebidos pelo Sr Adão e Dona Maria.









Pico do Boné (Travessia Fervedouro-Araponga)
Dia seguinte as 06:00hs da manha  começamos a subida para o Pico do Boné, a trilha inicia-se no Refúgio dos Galdino passando pela Cachoeira 3 Quedas deparamos com uma cobra no meio da trilha, desviamos e caminhamos por 1 hora debaixo de chuva.

Seguimos morro acima encontramos mais uma cobra, entramos na mata e deparamos com uma árvore caída atrapalhando a trilha, desviamos da árvore e pegamos uma trilha errada cujo o final dela foi em uma pedra com uma armadilha para porco-do-mato, estávamos errados, tivemos que recuar. 


Já sem esperanças de conquistar o Pico Boné, iniciamos a caminhada para o povoado de Bom Jesus do Madeira, foi quando apareceu um rapaz, Giovane, guia turístico da região, que nos guiou até o Pico. Com um guia conseguimos achar nosso erro, trilha fechada com subida muito íngreme. Conquistar o Pico do Boné não foi fácil, mas vencemos!

Já era tarde, a noite estava aproximando, agradecemos o guia, pegamos nossas mochilas e descemos, no meio da trilha anoiteceu, o nosso ritmo diminuiu, chegamos no final da travessia no Sr Dico Simão, já eram 19h, mas tudo correu bem. 

Algumas de nossas fotos.













 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário