Montanhismo e Liberdade

domingo, 18 de agosto de 2013

Como se aventurar causando menos impactos

A palavra de ordem é preservar! Preservar para que você e outros continuem desfrutando do ambiente em que nos aventuramos.

Se aventurar significa esta em contato direto com a natureza e admirar as paisagens sem causa nenhum dano ao meio ambiente. 
Mas o que você está fazendo para diminuir o impacto de suas trilhas na natureza? 
Confira aqui algumas dicas de como se aventurar causando o mínimo de impacto possível:

Lembra daquela velha placa.


Resumo do manual de boas práticas de trilhas na natureza, leve-a a sério!

  • Quando estiver em uma trilha, evite sair do percurso já marcado, muito menos abra novas trilhas, isso evita a erosão do solo e preserva as áreas intactas.
  • Se a trip for mais longa e for necessário acampar, procure áreas já determinadas para isso, caso não seja possível, procure clareiras na mata, não mude pedras nem troncos caídos dos lugares, com isso você preserva o abrigo de insetos e aranhas e evita acidentes.
  • Sempre acampe longe de cursos de água, para sua segurança, devido a trombas d'água, e também para evitar impactos desnecessários.
  • Ao deixar acampamento, leve TODO o lixo com você e limpe suas "marcas e rastros" que possa ter deixado no local.
  • NÃO ACENDA FOGUEIRAS! Elas são a maior causa de incêndios florestais. Sempre leve fogareiro para preparar a comida depois da trilha, para iluminação prefira lampiões ou lanternas.
  • Não lave utensílios de cozinha diretamente em cursos de água, lave à pelo menos 40 metros para evitar poluir a água com restos de comida, além disso use sempre detergente biodegradável.
  • Não leve nada, as melhores lembranças são as memórias e as fotos! 
  • Se a trilha contar com banheiros, ótimo! Mas se o trekking for mais natural e o número 2 vier? Cave um buraco de pelo menos 15 cm e enterre junto com o papel higiênico (alguns dizem que é mais correto levar o papel higiênico depois de usado, porém o papel se decompõe relativamente rápido, então não é necessário ser tão radical). 
  • Em hipótese alguma alimente animais selvagens, eles podem não estar acostumados com o alimento que você está oferecendo, além disso essa prática deixa os animais "mal-acostumados" e prejudica o toda uma comunidade.
  • Não toque nem se aproxime demais de animais selvagens, evite acidentes.
O mais importante é estar ciente que cuidando do que é nosso poderemos desfrutar sempre desse bem, dando as gerações futuras a oportunidade de também desfrutar plenamente da natureza como nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário