Montanhismo e Liberdade

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Alimentação sustentável

Alimentação saudável

O termo e o conceito de sustentabilidade estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, agora esta invadindo os nossos  pratos. A chamada alimentação sustentável leva em consideração a maneira de cultivo e produção do alimento e o impacto ambiental e social dessa produção.
Esse tipo de gastronomia é tendência em restaurantes e vem sendo cada vez mais utilizada pelos chefes de cozinha. Isso porque é um tipo de dieta saudável que visa agradar o paladar, tornando a escolha e o preparo dos alimentos mais equilibrado, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A utilização de alimentos orgânicos, ou seja, sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas, é bastante levada em consideração, já que evita o desperdício e o risco de doenças.
Além disso, cozinhar de panelas tampadas, utilizar alimentos frescos e reaproveitar os “restos” são importantes passos para quem quer manter uma alimentação saudável, balanceada e sustentável. Confira mais exemplos:
• Diminua o consumo de carne – a criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa.
• Abuse dos vegetais – eles diminuem a evidência de doenças epidêmicas e reduzem o risco de doenças degenerativas.
• Faça uma lista de consumo – com a criação de um cardápio e uma lista de supermercado, você compra e consome somente o necessário, evitando o desperdício.

“Reduza a sua pegada alimentar”


Nenhum comentário:

Postar um comentário