Montanhismo e Liberdade

sábado, 3 de agosto de 2013

Bastão de caminhada


O uso do bastão e indispensável, ele ajuda na distribuição do peso que levamos e melhora o rendimento físico sem prejudicar o corpo. Ao caminhar com os bastões, grande parte da força que fazemos, os bastões ajuda distribuir pelos músculo peitorais, braços, e assim utilizamos um numero maior de músculos para distribuir a carga e cada um deles trabalham em menor esforço.

VANTAGENS
- Permitem  rendimento e equilíbrio na caminhada.
-Permitem que trabalha a parte superior do corpo.
- Ajuda na travessia de rios e cachoeiras.
-Diminui os esforço nas subidas, reduzindo o esforço e a pressão nos joelhos e articulações.
-Aumentam a segurança nos terrenos acidentados, cheios de pedras ou  lisos.
-Na subida transferem parte do esforço para os ombros, costas e braço, reduzindo o esforço e a fadiga das pernas.
-Podem ser usado para verificar a estabilidade do terreno antes de prosseguir e também para verificar se a presença de animais como cobras e  outros animais.
- Em caso de torção no pé, o bastão pode ser usado omo apoio e pode livrar o caminhante de se ferir na caminhada.
-Os bastões e muito recomendado para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos, principalmente nas subidas e decidas em terrenos acidentado, podendo reduzir a compressão em ate 25%.

TIPOS DE BASTÕES DE CAMINHADA

BASTÕES ANTI-CHOQUE
Este bastão possui molas anti-choque, que proporciona um amortecimento maior nos impactos. As molas podem ser desativadas, por exemplo quando o caminhante estiver subindo um terreno( recomendado pra quem tem problema no joelho ou tornozelos).

BASTÕES STANDARD
Este não possuem molas e por isto são mais leve e mais barato, podem ser encontrados bons modelo no mercado para satisfazer as necessidades do caminhante.

BASTÕES RETRATEIS
São produzidos em alumínio e pode ser compactados em tamanho pequeno para ser guardado. Funciona com uma cordinha em seu interior que e puxada e tensionada para manter o bastão firme. Muito leve e pratico mais não pode ter seu comprimento variado.

Escolha sempre um par, pois o rendimento sera  melhor ao utiliza-lo um em cada mão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário