Montanhismo e Liberdade

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Parque Nacional do Caparaó - Ataque ao Pico da Bandeira

Saímos de Viçosa-MG, com destino Alto Caparaó-MG (Parque Nacional do Caparaó - Pico da Bandeira 2.892m), uma viagem longa mais divertida. Foram 14 pessoas. Ao chegar à Portaria do Parque do lado de Espírito do Santo-ES, descobrimos que nosso carro não subiria e tivemos que dividir a equipe, devido aos morros íngremes e longos. A distância da portaria do parque até o acampamento são 9 km, fizemos boa parte a pé. Acampamos na Casa do Queimado, preparamos nosso almoço e batemos aquele papo, à noite fizemos um churrasco e logo fomos dormir, pois precisávamos acordar cedo porque a caminhada é longa. Acordamos às 02:00hs, tomamos um chocolate quente, pegamos nossas mochilas contendo água, alimento, lanternas e kit de primeiro socorros, o frio era de -9 graus, estávamos preparando para a caminhada do Terceiro Pico mais Alto do Brasil (Pico da Bandeira 2.890 m). Mais nem todos estavam animados.

De 14 pessoas, subiram 7. Lá no fundo nos questionávamos, será que seríamos capazes de realizar essa aventura? Partimos as 02:50hs. A trilha é de subida íngreme. Fizemos algumas parada para tomar fôlego, respirar fundo, beber um pouco de água no qual desligávamos as lanternas para admirar as estrelas e também as luzes das cidades que iam aparecendo lá embaixo, as cadeias de montanhas que surgiam no horizonte. A lua era cheia . O frio ia aumentando a cada passo, e sempre naquela expectativa de chegar lá em cima e ver o nascer do sol. A sensação de caminhar na escuridão da madrugada era incrível. À medida que nós aproximávamos do pico parecia ficar mais distante, já que no final a subida é mais íngreme, e pensávamos que não seria possível chegar antes do sol nascer.
Ao chegar ao topo, ainda escuro, o frio estava bem intenso. Acomodamo-nos e começamos a contagem regressiva para ver o nascer do sol. Aquela mistura da noite com o dia chegando talvez seja o mais bonito. O céu não sabe mais se continua escuro ou se deixa pintar de cor-de-laranja.
Só quem já esteve lá em cima consegue entender a beleza do nascer do sol.
Depois de muitas fotos, pois não poderíamos deixar de registrar a beleza daquele lugar, após algumas horas no topo começamos a descer, era uma descida complicada, os joelhos reclamavam muito.
Quando chegamos à Casa do Queimado era aquele cansaço, mas foi bom, pois só quando sentamos é que nos demos conta do quanto estávamos cansados O frio, freqüentemente estava de trincar os ossos. Banho só frio, ou melhor, só gelado. A água saía quase como pedras de gelo. O banho talvez tenha sido mais difícil que a própria subida.

OBS: A trilha para o Pico da Bandeira engana muito. Ela parece fácil e bem marcada com placas e setas, mas basta um descuido para se perder. Missão cumprida, 02 horas e 40 minutos de caminhada, da Casa do Queimado até Pico da Bandeira.

Agradecimento a Toda Equipe
Trilha realizada em 30 de Junho 2011.