Montanhismo e Liberdade

sábado, 16 de janeiro de 2016

IBITIaventura

Parque Estadual do Ibitipoca

E assim começa 2016, mais um ano de muita aventura. Combustível que nos move enquanto Montanhistas, nos aperfeiçoa como seres humanos e reforça nosso eterno amor pela natureza.
            De mochila nas costas e cheios de expectativas. Foi assim que deixamos Viçosa-MG, por volta de 17:30 da sexta(08/01) e rumamos  sentido à Lima Duarte-MG onde  situa-se o Parque  Estadual do Ibitipoca, cenário da nossa IBITIaventura .O local onde ficamos acampados dista em média 2 km da portaria do Parque, chegamos era umas 23:00 . O Parque, por sua vez, é o mais visitado do Estado. Fato facilmente compreendido devido à infraestrutura e manutenção que o mesmo possui.

No sábado, acordamos antes das 6 da manhã, preparamos nosso café e após rápida passagem pelo Centro de visitantes adentramos na trilha do circuito Janela do Céu. Chegar à Janela do Céu era a principal meta de nossa aventura. O nível de dificuldade é tido como alto. Entretanto, as trilhas são limpas, sinalizadas e com atrativos devidamente identificados em placas, o que fez com que a caminhada fosse tranquila. Nosso grupo era de quatro pessoas, pequeno, mas repleto de energia e animação. Em meio a muita conversa, histórias e brincadeiras, fizemos os 18 km do percurso.

A natureza exerce um fascínio muito grande sobre quem nela se encontra, e a paisagem da região mitigava o cansaço. Antes mesmo de esse predominar, chegávamos a algum mirante ou a alguma gruta escavada no quartzito, rocha predominante na área. Por ser facilmente decomposta e quebrável, fornece riscos à prática de esportes como escalada e rapel, sendo esses proibidos. O ponto mais alto do Parque é o Pico da Lombada com 1784 metros de altitude. A partir dele é possível ter uma visão de 360° dos típicos mares de morro, de cidades e de tudo que compõe a paisagem, até a vista se perder no horizonte.

Após pararmos em todos os atrativos ao longo da trilha, de modo a aproveitar aquilo que natureza nos proporciona, chegamos à Janela do céu. O nome, em nenhum momento equivocado, faz jus ao cenário deslumbrante do local. Entramos na água, tiramos fotos, contemplamos aquela vista maravilhosa, de uma beleza incomensurável.

Nossa tarde fora uma caminhada de retorno, sentido à portaria do Parque, passando e parando em alguns pontos do circuito das águas. Chegamos à área de camping, tomamos um bom banho e fomos até o arraial “Conceição do Ibitipoca”, sua infraestrutura é toda voltada a atender os turistas e visitantes do parque, que dista em média 3 km deste. São muitas as lojas de artesanatos, bares, pousadas, restaurantes. Demos uma volta pelo local e retornamos ao camping, onde jogamos ping pong, preparamos nosso jantar e fomos descansar.
No domingo (10/01) pela manhã fizemos o circuito das águas, cujo nível de dificuldade varia de médio a baixo. Seus atrativos são um mais lindo que o outro.

São vários os lagos, cachoeiras, mirantes, paredões, prainhas e piscinas naturais. A cor da água varia do amarelo ao preto, devido à grande quantidade de matéria orgânica presente na região quartzítica. O cenário propicia descanso, paz e muita inspiração para refletirmos acerca da vida e tudo que nos cerca.

Após terminar o circuito e termos contemplado quase todo o parque, desmontamos as barracas e retornamos para casa, com mais uma aventura na bagagem, felizes, realizados e com o coração pedindo mais. Estáticos são somente os mortos, estamos cada vez mais vivos! "Somos Montanhistas por essência, livre por natureza"

Ah, as fotos é pra dar um incentivo!