Montanhismo e Liberdade

domingo, 10 de maio de 2015

São Tomé das Letras

Duendes, disco voador, fadas...Não é por acaso que São Thomé das Letras também é conhecida como São Thomé das Lendas. 


São Tomé das Letras é um município do estado de Minas Gerais,  Brasil, que  está localizada no pico de uma montanha de pedra, incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros de altitude.
Seu nome deve-se a uma lenda sobre o suposto encontro no final do século 18 de uma estátua de São Tomé e uma carta encontrada  em uma gruta por João Antão, um escravo fugido. Outra versão da lenda diz que a carta teria sido entregue na gruta a João Antão por um senhor de vestes brancas. Apresentando a carta ao seu antigo dono, como ordenado pelo senhor de vestes brancas, João Antão teria conseguido sua liberdade, pois João Francisco Junqueira teria ficado bastante impressionado pelo relato do escravo e teria mesmo ordenado a construção de uma igreja ao lado da referida gruta, que hoje se encontra no que é o Centro de São Tomé das Letras. Já o "das Letras" do topônimo refere-se às inscrições rupestres que ainda podem ser vistas na gruta onde teria sido encontrada a estátua de são Tomé.


 Em 1785, começou a ser construída a Igreja Matriz. A partir do início do século 20, a extração das "pedras de são tomé" (quartzito) se tornou a principal atividade econômica da cidade.


São Tomé das Letras é uma localidade tipicamente serrana, edificada sobre um largo depósito mineral de quartzito.
Seu ar rústico, típico do interior de Minas Gerais, e sua localização montanhosa e elevada a 1.444 metros de altitude, permitindo a observação de um lindo pôr do sol na piramide de pedra, fazem com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza. A cidade também atrai visitantes em busca de supostas aparições de ovnis na cidade.




Existem diversas opções de visita, como a Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Gruta do labirinto, Poço Verde, Casa da Pirâmide, Pedra da Bruxa, e as cachoeiras Eubiose, Véu de Noiva, Paraíso, Lua, Antares, Flávio,Vale das Borboletas
Floresta dos Duendes e corredeiras como Shangri-lá, Sobradinho e inúmeras outras em toda região.









Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai, para o lugar, místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome da cidade: "Cidade Mística", e há também uma ladeiras onde os carros sobem sozinhos.



A noite a galera curti um rock.
Outra característica  da cidade e as famosas linhas de boulder, localizada no Parque Municipal Antonio Rosa, onde todo o ano acontece festival de escalada em boulder. Há também o Portal dos Ventos muito frequentados pelos praticantes de highine.
Algumas de nossas fotos.











Venha também conhecer esta linda cidade rustica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário