Montanhismo e Liberdade

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Parque Estadual do Ibitipoca - MG (18, 19 e 20-06)


Tivemos o privilegio de conhecer o Parque Estadual do Ibitipoca no Curso de Educação e Interpretação Ambiental ocorrido lá durante os dias 18, 19 e 20 Junho de 2010.
O Parque está localizado na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. Com uma área de 1.488 hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul (fonte: IEF).
Durante esses 3 dias fizemos trilhas, tomamos banho nas belas cachoeiras de águas geladas, visitamos algumas das várias cavernas que existem no parque, assistimos a muitas palestras, fizemos momentos de discussão em grupo e nas noites tiveram caldos e muita prosa. Turma muito boa!

Segundo Jean Carlos, integrante do grupo Montanhismo e Liberdade, que visita o Parque pela segunda vez, "o lugar é diferente das paisagens que se vê normalmente na zona da mata mineira, pois a vegetação é mais rasteira, mais seca e totalmente adaptada ao solo quase que totalmente composto por rochas, afirma também que esse tipo de vegetação é conhecido como Campos rupestres".
O clima é muito frio, tipico de altas altitudes o que também contribui para a formação desse tipo de vegetação.
A região também é famosa por suas formações rochosas, é visitado por escaladores de vários lugares do país.

Outro diferencial do parque é quanto a sua estrutura. Possui ampla área de camping, centro de visitantes equipado com maquete eletrônica, comércio de produtos artesanais e restaurante tudo isso em seu interior, coisa difícil de se encontrar nos demais parques estaduais de Minas Gerais. As trilhas e atrativos são todos muito bem sinalizados e com muita estrutura, escadas, corrimãos, pontes, proteção na beira dos penhascos e mirantes construídos em madeira. Tudo muito bem organizado.


Ibitipoca é um daqueles lugares que deve sempre constar na lista de visita de qualquer montanhista que queira um boa aventura.
Vale a pena visitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário