Montanhismo e Liberdade

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Como surgiu o montanhismo no Brasil?




O Montanhismo é para uns um esporte, para outros uma filosofia de vida e ainda para outros um hobbie. Ele é daqueles esportes que ou você ama ou você ainda não experimentou verdadeiramente a sua essência.
O ato de subir montanhas por prazer, pelas paisagens, pela energia boa, pelo desafio de si mesmo é mais antigo do que se pode imaginar, é dado pelos praticantes como um data impossível de se precisar. Nem mesmo no Brasil, onde o montanhismo os registros são relativamente não muito antigos (cerca de quase 2 séculos), não há consenso.

Marco inicial: Quais são os melhores critérios?
O historiador do montanhismo brasileiro Rodrigo Granzotto Perón já contribuiu muito gerando seus bancos de dados sobre as expedições brasileiras na Ásia. Ele faz uma longa reflexão a seguir, com sugestões de critérios que deveriam ser usados na escolha do marco inicial do montanhismo no Brasil.
“Como marco inicial do montanhismo brasileiro, temos que descartar a 1ª subida do Pão de Açúcar (1817), a 1ª ascensão da Pedra do Sino (1841), e a 1ª escalada do Monte Roraima (1884), pois essas conquistas foram feitas por estrangeiros. Eu também não colocaria a 1ª escalada do Pico das Agulhas Negras (1856), mas essa não foi uma ascensão “completa”, já que José Franklin Massena não prosseguiu até o cume verdadeiro, parando em uma antecima (o cume foi tocado pela primeira vez apenas 40 anos depois)”. Perón continua:
Também eu descartaria a 1ª subida do Pico da Bandeira (1859), pois essa foi feita a mando de D. Pedro II, e a expedição foi apenas uma decorrência do imperialismo. Restam, portanto, três datas importantes do montanhismo brasileiro, em minha opinião:

1879: 1ª subida do Marumbi – Olimpo
Essa ascensão foi importante, pois foi “a primeira equipe de montanhistas reunidas no país, tendo como finalidade essencial realizar uma escalada esportiva de montanha” (como registrado por Cris Costa no Atlas do Esporte no Brasil).




1912: 1ª subida do Dedo de Deus
Essa foi a primeira escalada técnica em uma parede realmente difícil e desafiadora, e uma ascensão que realmente teve impacto na comunidade alpinística brasileira.




1953: 1ª escalada brasileira de um pico elevado no exterior – Aconcágua
O cume do Aconcágua foi uma espécie de rito de passagem para o montanhismo nacional, mostrando que os brasileiros podiam fazer bonito no exterior também, e não apenas em solo pátrio.




Perón finaliza sua reflexão com a seguinte afirmação: “Eleger um dos três – ou outro marco qualquer – é puramente arbitrário, e sem qualquer critério científico, sujeito a críticas e a contestações”.

O fato é que a prática do montanhismo vem crescendo muito no Brasil, mas ainda precisa de muito incentivo, apoio e compreensão por parte da sociedade. E a Equipe Montanhismo e Liberdade vem fazendo a sua parte pra que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário