Montanhismo e Liberdade

quinta-feira, 19 de julho de 2012

TREKKING AO PICO DA BANDEIRA - 2892 METROS DE ALTITUDE

Mais uma  vez ao terceiro pico mais alto do Brasil (Pico da Bandeira), coberto com rochas e uma vegetação de  campo rupestre.No dia 14 de Julho 2012, cheguei ao Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, para  subir o Pico da Bandeira.De carona com amigos fomos em um carro 4x4, todos estavam ansiosos, sabíamos da beleza que nos esperava, ver o sol nascer lá de cima, que era o que  queríamos.

Chegamos a Portaria, nosso carro foi revistado, mas tudo estava em ordem. Seguimos 9 km até o camping, já era noite, o céu estava estrelado e muito frio, montamos nossas barracas e fomos jantar. Fizemos uma sopa instantânea, que era mais prático e rápido, tomamos leite com chocolate quente e deitamos para descansar, pois dormir ali era impossível porque tinha muito barulho de pessoas e muito frio, a temperatura chegou a 2.7 graus no camping.

As 01:00h partimos, era uma subida íngreme, paramos algumas vezes para descansar, cada risco amarelo no chão era a certeza de que estávamos certos.
Chegando ao pico uma subida difícil cheia de pedra solta, uma atenção redobrada, pois era fácil de escorregar, chegamos  as 05:04h e nos deparamos com uma temperatura de -3 graus e o vento gelado assoprava no nosso rosto, aguardamos 01: 25h para ver o sol nascer, quando os raios começaram a brilhar, veio à certeza de que todo o esforço valeu a pena, era fantástico, o mar de nuvens, o vento e o sol a vista.

Tiramos algumas fotos e começamos a descida, uma descida que exige muita atenção e esforço físico, os joelhos e o pés sofrem muito.